segunda-feira, 11 de maio de 2015

Atividades destinadas ao 8º ano da Escola "José Medeiros" - São Brás/AL



Aquarela
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva
E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva
Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu
Vai voando, contornando a imensa curva norte-sul
Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela branco navegando
É tanto céu e mar num beijo azul
Entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo, com suas luzes a piscar
Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo
E se a gente quiser ele vai pousar
Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo
Um menino caminha e caminhando chega no muro
E ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar
Não tem tempo nem piedade nem tem hora de chegar
Sem pedir licença muda nossa vida
Depois convida a rir ou chorar
Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar
Vamos todos numa linda passarela
De uma aquarela que um dia enfim
Descolorirá
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
Que descolorirá
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Que descolorirá
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo
Que descolorirá
Composição: Toquinho / Vinícius de Moraes

Atividades sobre o texto:
Vocabulário

1.Retire do texto uma palavra que tenha o significado proposto em cada ítem:
a) Pena do sofrimento dos outros; dó,compaixão.
b)Veículo destinado a viagens interplanetárias; nave espacial.
c)Ponte para pedestres, em geral estreita, construída sobre ruas ou estradas.
d)Massa com pigmentos de diversas cores, que se deve dissolver em água para reduzí-la a tinta.
e)Ficar sem cor.

2.Dê um sinônimo para as palavras em destaque:
a) “Nessa estrada não nos cabe
b)”Sem pedir licença muda nossa vida”
c)”Um menino caminha e caminhando chega num muro”
d)”Que tentamos pilotar

Vamos Entender o Texto
1.Com base no texto, responda às questões:
a) O que o poeta pode desenhar numa folha qualquer?
b) Com cinco ou seis retas, o que ele pode fazer?
c) Com um risco em torno da mão, o que o poeta consegue?
d)  O que ele faz com dois riscos?
e) Com um pinguinho de tinta, o que o poeta imagina?
2. O que permite às coisas do grupo A se transformarem nas coisas do grupo B?
Grupo A                                                                        Grupo B

cinco ou seis retas                                                         castelo
riscos de lápis em torno da mão                                  luva
dois riscos                                                                      guarda-chuva
pinguinho de tinta                                                         linda gaivota
Resposta:_________________________

3.A imaginação comanda, em nossa mente, os fatos.Que versos dizem isso?

4.Os versos” E o futuro é uma astronave/ que tentamos pilotar” sugerem que:
a) o homem sabe como será o futuro dele.
b)o futuro é incerto, embora o homem procure controla-lo.
5.Relacione:
1) morte                              2) vida                                   3)destino
a)”Sem pedir licença muda nossa vida”
b)”Nessa estrada não nos cabe”
c)”O fim dela ninguém sabe”
d)”Vamos todos numa linda passarela”
e) “De uma aquarela que um dia enfim /Descolorirá”
6.Relacione:
1) Vida – criação                                               Morte – negação
a) “Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo”
b) “Que descolorirá”
c)”E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva”
d) “Que descolorirá”
e) “Que descolorirá”
7. Além de ser um tipo de tinta, aquarela, é também uma técnica de pintura muito sensível, que não permite retoques e, com o tempo, perde a intensidade da cor.
Com base nessa informação e no texto” Aquarela” e a vida?
Estrutura do texto
8. Quantos versos há no poema?
9.Quantas estrofes há no poema?
10. Por que você acha que  as estrofes estão divididas dessa maneira?
11. Leia atentamente cada uma das estrofes do texto e, a seguir, monte um quadro relacionando cada uma delas às principais ideias que contêm. Siga o modelo:

Estrofe
Ideias principais

O desenho de seres e objetos ( sol, castelo, luva, guarda- chuva,
gaivota) com simplicidade e imaginação

Prossiga!
12. sol amarelo – fazer um castelo
Luva – guarda-chuva
Papel- céu
Partida- vida
Segundo – mundo
Esses grupos de palavras que aparecem no final de alguns dos versos do poema têm sons iguais ou semelhantes em sua terminação. São palavras rimadas.
Rima é a igualdade ou semelhança de sons apresentada por palavras, geralmente no final dos versos.
Procure mais grupos de palavras rimadas no poema.
13. Pense em mais palavras que rimam com as que você encontrou no texto.
Exemplo: guarda- chuva: uva, saúva, viúva.


          
                                 POESIA
VERSO – ESTROFE
      O  texto” Aquarela” é uma poesia. Numa poesia, as palavras são distribuídas em linhas. Cada linha de uma poesia recebe o nome de verso. Os versos formam grupos. Cada grupo de versos recebe o nome de estrofe.
E   verso- “Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
S   verso- E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
T  verso- Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva
R  verso- E se faço chover com dois riscos tenho um guarda- chuva
O   verso- Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel.
F   verso- Num instante imagino um linda gaivota voar no céu”
E

RIMA
Observe os fonemas finais dos versos da primeira estrofe:
                                     ...amarelo
                                     ... castelo
                                     ...luva
                                     ... guarda-chuva
                                     ... Papel
                                    ...céu
Você percebe que os fonemas finais dos versos são iguais.
A igualdade dos fonemas finais dos versos recebe nome de rimas.

Atividades:
1.Quantos versos há no texto”Aquarela”?
2.Quantas estrofes há no texto”Aquarela”?
3.Destaque as rimas dos versos seguintes:
“ Vai voando contornando
A imensa curva norte sul
Vou com ela viajando
Havaí, Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela branco navegando
É tanto céu e mar num beijo azul”
4.Encontre palavras que rimem com:
Caracol – fivela – Carolina – trabalha- amor  bandolim.
              


Vinicius de Morais e Touquinho são nomes de grande destaque na música popular brasileira.Nascido a 19 de outubro de 1913 e morto a 9 de julho de 1980, Vinicius foi um dos nossos mais importantes poetas, e com seu parceiro Touquinho escreveu várias canções famosas. ”Aquarela” é a versão de uma canção italiana composta por Guido Morra e Maurizio Fabrizio.Da sua obra poética podemos citar Para viver um grande amor e Ariana, a mulher; com Touquinho, compôs”Tarde em Itapoã”,A tonga da mironga do  kaburetê” e especialmente para crianças, as canções que integram o disco Arca de Noé.                    
                      
                                    
    



Nenhum comentário:

Postar um comentário